sábado, 3 de maio de 2008

OFICINA VP DE DIREITO

Na data de 26 de abril de 2008, foi realizada, na sede Curitiba, a Oficina VP de Direito, com o objetivo geral de avançar na governança corporativa VP e, especificamente, aperfeiçoar a excelência VP na prestação dos serviços de advocacia, democratizar e homogeneizar os saberes internos VP, integrar equipes e profissionais do quadro e principalmente, desenhar o futuro, fazer o presente a aprender com o passado.

Abertura do evendo pelo Dr. Jaime Penteado, presidente, que iniciou seu pronunciamento com elgoios à equipe do escritório, destacando a jovialidade da equipe, o profissionalismo e a capacidade técnica da equipe, que com o seu quadro interno promoveu o evento na sua integralidade.





Ciclo de palestras



A primeira apresentação ficou a cargo da Dra. Suelen Büttenbender, da Diretoria de Criação de Qualidade. Dra. Suelen expôs um mapeamento de riscos identificados no departamento Contencioso, com uma métrica por nível de risco, sendo 1 risco alto, 2 médio e 3 mínimo. O mapemanento contemplou desde a entrada da ação no escritório até a fase final, encerramento e honorários.


Mapemanto de riscos no contencioso, por Dra. Suelen Büttenbender.

A seguir, apresentação do Dr. Flávio Penteado Geromini, da Diretoria de Patrimônio Humano. Dr. Flávio a importância de sempre trazer vivos os requisitos mínimos e legais para um correto peticionamento, no qual a clareza e objetividade, somados aos quesitos legais, são imprescindíveis para a qualidade de uma petição.



Petição inicial, Contestação, Reconvenção e Pedido Contraposto, por Dr. Flávio Penteado Geromini.


O evento segue, com Dr. Luiz Henrique Bona Turra, diretor da sociedade Vanzin & Penteado, com atribuições de responsabilidade pela Diretoria de Criação e Qualidade. Dr. Turra apresenta os fundamentos para interposição dos recursos com qualidade, bem como a observância aos quesitos técnicos/legais, normativas internas, políticas dos clientes.


Recursos, por Dr. Luiz Henrique Bona Turra


Momento do espaço para debate, os temas discutidos foram: experiência profissional, qualidade de peticionamento e sua influência na marca/impressão do escritório no mundo jurídico.



Prosseguino o evento segue, Dr. Luciano Anghinoni, diretor da sociedade Vanzin & Penteado, com atribuições de responsabilidade pela Diretoria de Tecnologia e Gestão de Processos. Dr. Luciano apresenta o tema da gestão para mudança, demonstrando números de crescimento do escritório e indicando a fase atual: mudança que gera resultado. Dr. Luciano continua demonstrando a posição do escritório no mercado, como um escritório de vanguarda, com foco na inteligência do negócio (BI-Bussiness Intelligence).



Diretrizes gerais de Instrução e Gestão do Contencioso, por Dr. Luciano Anghinoni.


Jerry Kato, Controller da socidade Vanzin & Penteado, apresenta o projeto de melhorias de processos e sistemas do escritório. Jerry apresenta a estrutura do Projeto MPS, com prazo para conclusão em Maio/2009, e explana que a mentalidade corporativa e colaboração de todos são imprescindíveis para o sucesso do projeto.




Projeto VP de Melhoria de Processos e Sistemas, por Jerry Kato.




Dra. Claudia Elisabeth Coelho van Heesewijk, da Diretoria de Criação e Qualidade, retoma o evento, com sua apresentação explanando sobre técnicas de velocidade e prática jurídicas, imprescindíveis para organização e qualidade do trabalho de um advogado. Dra. Claudia cita a organização, agenda e concentração como fundamentais, que, agregados a qualidade de vida tornam a vida do profissional mais saudável.


Técnicas de Velocidade e Precisão no Contencioso, por Dra. Claudia Elisabeth Coelho van Heesewijk.


Dr. Paulo Anghinoni, da Diretoria de Marketing e Acordos, segue com o evento apresentando técnicas de acordo. Além da apresentação de técnicas de acordo propriamente ditas, como negociação, formas de abordagem, identificação de casos e do perfil do cliente, bem como do negociador da parte contrária, Dr. Paulo demonstra a visão de negócio relacionadas a célula de acordos, como o resultado financeiro, a administração de carteira e atendimento das necessidades dos clientes, tal seja, redução de custos.


Técnicas de negociação e acordos, por Dr. Paulo Anghinoni.

Em seguida, Dr. Vilson Ribeiro de Andrade, diretor da sociedade Vanzin & Penteado, com atribuições de responsabilidade pela Diretoria de Marketing e Acordos. Dr. Vilson apresenta as novas tendências corporativas, trazendo números extraídos de uma pesquisa que demonstram uma maior fatia de participação das mulheres no mercado internacional de trabalho e também no mercado brasileiro. Observou o reflexo da pesquisa materializado no quadro funcional do próprio escritório VP, com um número maior de mulheres a homens advogando.


Diretrizes Gerais de Mercado, imagem e Relações Institucionais, por Dr. Vilson Ribeiro de Andrade.


O evento seguiu com a dinâmica de grupo, modelo da Fundação Dom Cabral, sob a coordenação do Dr. Flávio Penteado Geromini e Dr. Paulo Anghinoni.


Os Grupos



A mesa de computo de pontos




Terminada a dinâmica, um breve debate quanto ao resultado e a intenção do jogo aplicado à dinâmica.


Finalizando o evento, Dr. Gerson Vanzin, presidente da sociedade Vanzin & Penteado, apresenta como tema Governança Corporativa. Dr. Gerson apresenta números e o histórico relacionados a longividade corportiva, expectativa de vida dos escritórios no estado e no Brasil, bem como a reflexão sobre a mudança de pensamento e estratégia, entendo a empresa como empresa viva, com mente, comportamento e características próprias, o que otimiza o expectativa de vida. Dr. Gerson apresentou também qual o planejamento estratégico e o objetivo para os próximos anos, estratégia iniciada em 2007 com término em 2012: Participação PAEX, Instituição do Projeto Empresarial e Instituição de Governança Corporativa.



Governança corporativa Vanzin & Penteado, por Dr. Gerson Vanzin Moura da Silva.